quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Independência??? 07 de setembro de 2021

 


Quanto tempo sem passar por aqui...rsrsrs
Estarei voltando aos poucos.

Hoje retomo com essa mania chata de ver política em tudo.

Mesmo estando meio afastado das redes, não consegui deixar passar batido o nosso 07 de setembro de ontem. Apesar de não mobilizar muita energia para atuar de alguma forma, me senti bem preocupado ontem. Não quis pensar muito sobre, apesar de acompanhar algumas reportagens e postagens sobre. Acho que tem muita gente boa escrevendo sobre como é alarmante e grave o momento que estamos vivendo no nosso cenário político. Por isso não vou me alongar muito em análises.

Mas, estava assistindo a uma animação com a minha filhota aqui em casa e não deixei de me sentir incomodado com algumas cenas desta. Compartilho com vocês somente um vídeo do início do filme “O Lorax: Em busca da Trúfula Perdida (2012)” que assisti no Netflix. Eu gostei do filme, apesar de não ser uma animação das melhores. A mensagem dele é de fácil acesso para as crianças e pode fazer com que nós, adultes, reflitamos também sobre a maneira como vivemos nossas vidas.  

Quando eu escutei a letra dessa música inicial e o clima animado com que os personagens cantam fiquei achando bizarro e quase paro de assistir ao filme. Mas depois percebi que o meu incômodo foi porque, guardando as devidas proporções e limitações dos temas abordados, achei parecido com que estamos vivendo atualmente no nosso momento político. Também vivemos um momento muito bizarro. Lembrei das dancinhas da época das eleições de 2018.  Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Mas ali, às vésperas das eleições, apesar de tudo que Bolsonaro já vinha anunciando com falas e posturas, ainda se parecia ter um quê de “queremos uma mudança”. Mas nesse 07 de setembro de 2021 não se tem nem mais essa desculpa. Ver que muitas pessoas continuam apoiando o atual presidente, apesar de tudo que vem acontecendo e como as coisas estão no nosso país, é bastante frustrante para mim!

Voltando a animação. Só para vocês terem ideia do meu incômodo: nela o contexto é de uma cidade que não tem mais nenhuma árvore natural. As que existem são todas de plásticos, fabricadas. Por conta disso, um empresário consegue mandar em todas as pessoas porque ele, simplesmente, vende ar puro e por ser muito lucrativo esse negócio ele tenta de todas as formas fazer com que ninguém se interesse nas árvores de verdade. E as pessoas estão tão adaptadas a este tipo de vida que o defendem porque se sentem felizes em viver como vivem. Logicamente com uma grande dose de manipulação, fake News e uso da violência por quem está no poder.

Assistam ao vídeo e vejam como as pessoas estão felizes cantando suas próprias desgraças e não problematizam como seria melhor mudar. Lembrei de outra animação, “Wall-E (2008)”, a qual também fala da relação com o meio ambiente e da alienação que paira sobre todos os seres humanos.

Como falei no começo, não quero fazer muitas análises. Mas pensei muito em como sinto que a nossa sociedade está caminhando ladeira abaixo com o desgoverno que aí está e como têm pessoas que defendem, apoiam, parecem achar que estamos no caminho certos e não problematizam de maneira mais crítica o que está acontecendo.

A motivação para esse comportamento, ao meu ver, é complexa e atravessada por várias questões sócio-culturais que não vou me debruçar no momento

Espero que possamos mudar o rumo atual dessa caminhada para que não precisemos viver coisas ainda mais bizarras do que já estamos vivendo no presente momento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário